Lista de verificação obrigatória para criar um design de sucesso de um logotipo

Uma das primeiras tarefas de um futuro empreendedor é escolher um nome e um logo para a sua empresa. Muitas vezes, este assunto precede até mesmo a reflexão sobre a estratégia da empresa, o plano de negócios ou as projeções financeiras. Contudo, pensar em um logo, é pensar na empresa!

Quando se trata de criar o branding da sua marca, é importante começar definindo claramente os objetivos da sua empresa, pensar em uma estratégia corporativa e, acima de tudo, garantir a coerência de todos os elementos que vão compor a imagem da marca. A imagem da marca é um ativo da empresa. Ela tem seu valor, mesmo que seja difícil de quantificar.

Muitos componentes são usados para criar uma imagem corporativa e cada um deles deve ser cuidadosamente estudado.

O produto ou serviço

O produto ou serviço, por sua forma, suas características, seu preço e sua engenhosidade, é o primeiro ator e, muitas vezes, o principal agente criador da imagem da empresa. Muitas empresas nascem como resultado de uma ideia de produto ou serviço. Essa ideia inicial frequentemente modela a imagem na qual o público terá em relação a empresa.

Nome e identidade visual

A empresa molda a sua imagem principalmente através do nome e da identidade visual, portanto, não pode ser apenas uma fachada sem alma. Está claro que essas coisas não podem ser destacadas de nenhum interesse comercial.

História e experiência

A imagem também é criada de acordo com a história, a visão e os valores da empresa, o know-how dos líderes, os pontos fortes e fracos, a experiência de compra e venda, as compras online ou offline, o serviço pós-venda e os funcionários.

De qualquer forma, criar um logo é um trabalho complexo. Além da elegância e peculiaridade do design, é preciso revelar uma marca que seja memorável e transmita os valores da sua empresa. E isso tudo deve estar contido em um nome, em um logo.

Existem muitas opções para você criar uma ótima marca – designers, editores gráficos, serviços e ferramentas online. Aquela que você vai escolher depende apenas do seu orçamento, habilidade e tempo. Uma das maneiras mais rápidas é usar um criador de logo online, por exemplo, o Logaster. Por quê? Porque todo o processo de design estará em suas mãos e para criar um logo forte, você não precisará ter habilidades especiais, apenas um pouco de imaginação, desejo e tempo. Tudo o que você precisa fazer é inserir o nome da sua empresa, escolher um dos logos propostos e, se desejar, editar a paleta de cores, texto, layout, tamanhos dos elementos, formas, etc. Além disso, você poderá obter um kit de marca para mídia social com o seu logo otimizado para as principais redes sociais: Pinterest, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, etc.

Mas e quais são as características de um bom logo? Trazemos algumas respostas.

1. Singularidade

Ele deve revelar os produtos ou serviços da sua empresa e se conectar com os seus clientes existentes ou clientes em potencial. Ele deve refletir a sua identidade, destacar-se dos logos das outras empresas e, acima de tudo, evitar transmitir confusão, principalmente com o logotipo dos concorrentes.

2. Falar por si só

Seu significado deve ser claro e óbvio. Seu logo deve carregar a mensagem da sua empresa. Ele deve incorporar os seus valores e traduz visualmente a sua cultura.

3. Simplicidade

O design sóbrio de um logo inspira confiança nas pessoas. Quanto mais simples for o seu logo, mais ele ficará na memória. Muitos exemplos vêm à mente: Apple, Nike, VW, CNN, etc. Qualquer que seja o campo de atividade, as empresas de maior renome mundial optaram por logos simples e facilmente reconhecíveis em todo o mundo.

4. Fácil de lembrar

Ele deve ser reconhecido facilmente e associado à sua empresa, mesmo que nenhuma tipografia esteja presente no logo. Observe que a percepção das cores é imediata. Elas são percebidas primeiro, antes do reconhecimento das formas e da leitura do texto.

designer de marca de design de logotipo. Por REDPIXEL.PL / Shutterstock

5. Flexibilidade

Seu logo deve ser funcional e capaz de ser aplicado nos diversos meios de comunicação: papelaria, site, assinatura de e-mail, redes sociais… Ele deve permanecer legível e compreensível em qualquer circunstância, mesmo quando exibido em versões pequenas ou em preto e branco.

6. Sem limites

Ele deve atravessar eras e durar com o tempo. Um bom logo não segue qualquer tendência e não muda a cada nova moda. Se bem pensado, exigirá, após vários anos de uso, apenas uma reformulação, ou seja, uma atualização.

7. Equilíbrio

As proporções de um logo são ainda mais importantes, pois a mente percebe um design harmonioso como naturalmente agradável e atraente. Para alcançar essa harmonia, seu logo deve apostar no equilíbrio entre gráficos, cores, ícones e tipografia. As dimensões do seu logo também são importantes: não se esqueça de testar a legibilidade dele em tamanhos diferentes.

O design efetivo de um logo não é improvisado, é um trabalho que deve ser feito por um profissional que dedica tempo para ouvir você e entender a sua atividade, para depois poder traduzir tudo em uma identidade visual. Contudo, você que tem facilidade com novas tecnologias, também pode chegar a um resultado muito bom. Basta pensar em seus valores e objetivos.

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