30 dicas de marketing de conteúdo acionável para profissionais de marketing digital
O marketing de conteúdo certamente está atraindo muita atenção. O ambiente de marketing digital de hoje facilita muitos canais de distribuição que permitem que um conteúdo específico alcance leitores específicos.
O custo do marketing de conteúdo parece ser muito mais barato em comparação com o custo do marketing de saída. De acordo com o Content Marketing Institute:
- O marketing de conteúdo é 62% mais barato que o marketing de saída e , noentanto, pode gerar até 3 vezes mais leads e resultados.
- 88% dos profissionais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing.
- Os profissionais de marketing de conteúdo veem as taxas de conversão quase 6 vezes mais altas do que aquelas que usam o marketing tradicional.
- Os profissionais de marketing de conteúdo veem 7,8 vezes mais tráfego no site do que aqueles que não usam o marketing de conteúdo.
- 200 milhões de pessoas usam bloqueadores de anúncios para não exibir anúncios pagos.
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Nesta postagem, forneci 30 dicas eficazes e acionáveis para não apenas aproveitar ao máximo o marketing de conteúdo, mas também para elevar sua performance ao próximo nível.
1. Torne seu conteúdo impecável
Por impecável, não quero dizer erros terríveis de gramática e ortografia. Para impulsionar campanhas de marketing de conteúdo bem-sucedidas, você deve sempre verificar tudo o que você escreve e distribui. Se você não é um grande escritor ou tem um olho para detalhes, sugiro terceirizar alguma ajuda ou tirar proveito de diferentes ferramentas de redação / revisão / edição.
Para edição profissional, experimente um serviço de redação / edição de conteúdo como o EssayGeeks . Se você quiser fazer isso sozinho, use o aplicativo Grammarly and Hemingway .
2. Foco na Especificidade e na Relevância
Para ser um grande profissional de marketing e de negócios, você deve primeiro entender o cliente. Para ser honesto, não importa qual nicho de negócio você é; É importante que você entenda que as pessoas compram produtos ou serviços porque as consideram relevantes e úteis.
Ao desenvolver o conteúdo, seja o mais específico possível. Seja relevante, conciso e útil. Forneça valor para seus clientes e clientes em potencial, em vez de tentar vendê-los. Esse tipo de atitude levará a um ótimo conteúdo e terá mais chances de obter muitas ações (reconhecimento da marca) nas mídias sociais.
3. Desenvolver objetivos de marketing de conteúdo
Para chegar a um ponto no mapa, primeiro você precisa de um mapa. Como em qualquer negócio ou jornada, você deve usar um roteiro que guie sua direção.
O que você está tentando realizar criando e promovendo seu conteúdo? É o reconhecimento da marca? Vendas talvez? Não importa novamente – você ainda precisa definir algumas metas de marketing de conteúdo , e você precisa fazer isso antes de começar qualquer outra coisa!
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4. Oferecer valor GRATUITO através do seu conteúdo
Você sabe o que a maioria dos consumidores de hoje quer? Eles querem ouvir a palavra “livre”. Não apenas isso, mas eles também querem sentir que estão obtendo algo de valor sem nenhum custo. Enquanto a maioria dos comerciantes e marcas está pedindo dinheiro em troca, você pode ganhar a fidelidade futura do cliente compartilhando algumas informações valiosas gratuitamente. Você vai construir exposição, reputação e confiança!
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5. Use o conteúdo para direcionar leads ao seu funil de vendas
O conteúdo pode ser aproveitado de várias maneiras e como você aproveita isso depende de suas metas de negócios. Os profissionais de marketing B2B alocam 39% de seu orçamento de marketing para marketing de conteúdo e um exemplo, The Truckers Report, aumentou as taxas de conversão em 79,3% com ótimo conteúdo. Os números variam, obviamente, mas o ponto é que, com conteúdo de qualidade, você pode gerar mais leads.
6. O conteúdo mais longo é melhor que o mais curto
O conteúdo mais longo recebe mais atenção do Google e das pessoas. De acordo com o Backlinko, o conteúdo mais longo tende a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa: as páginas principais no Google SERPs têm uma média de 1.890 palavras .
Mais frequentemente do que não, uma postagem no blog de 2.500 palavras irá:
- Capture a atenção e ofereça informações mais relevantes
- Incorporar mais palavras-chave e otimização de SEO
- Desenvolver autoridade para o site que a publicou
7. Entenda seu público-alvo (e Persona do Comprador)
Qualquer campanha de marketing, seja marketing de conteúdo, marketing social ou marketing de mecanismo de busca, precisa ser direcionada para um público-alvo específico. Embora você possa desejar que cada pessoa do mundo fosse seu cliente ideal, esse raramente é o caso. Certifique-se de que você entenda que você está criando conteúdo para – e fazê-lo antes de tentar vender qualquer coisa.
Não entender seu comprador-alvo ideal (ou comprador , como visto na imagem abaixo) é um erro grave que resultará em muita energia desperdiçada, tempo e dinheiro.
8. Obtenha links de autoridade com postagem de convidado
O guest posting é uma estratégia bastante subestimada entre os criadores de conteúdo. A maioria dos profissionais de marketing pensa “Por que criar conteúdo para outras pessoas quando posso fazê-lo por mim mesmo?”
A resposta é simples. Você precisa de classificações no mecanismo de busca, precisa de mais tráfego e precisa de mais reputação de marca. Encontre sites autoritativos dentro do seu nicho que não estão em concorrência direta com suas ofertas e posts de qualidade de artesanato.
Saiba mais: Criando links de qualidade como um visitante do Blogger
9. Otimize todos os seus títulos
Manchetes ruins levam a resultados ruins. Quando estamos falando sobre conteúdo, basicamente estamos convidando nossos fãs e seguidores a clicar em nosso link, consumir o material e gastar seu valioso tempo lendo-o.
Para ver o máximo de resultados, otimize seus títulos para os mecanismos de pesquisa e seus leitores .
10. Ofereça conteúdo exclusivo à sua lista de e-mail
Uma ótima maneira de estimular mais tráfego / novo é oferecer alguns de seus conteúdos exclusivamente para seus assinantes. As pessoas adoram se sentir especiais e quando você diz a elas que somente elas (os assinantes) receberão as informações “melhores das melhores”, elas estarão mais propensas a aceitar. Nutrir essas pessoas através de e-mails consistentes que oferecem o que foi prometido.
Saiba mais: 9 estudos de caso de e-mail frios com ótimas taxas de resposta
11. Seja coerente com suas atualizações de conteúdo
O marketing de conteúdo sem consistência é como um cronograma de condicionamento físico que não é executado regularmente. Ambos os casos trarão menos resultados. Para construir a reputação da sua marca, você deve criar e compartilhar conteúdo valioso e qualitativo de forma consistente . Sim, isso significa que você sempre publicará algo novo. Facilite sua vida usando o software de automação de distribuição de conteúdo !
Saiba mais: Como produzir conteúdo de alta qualidade de forma consistente e não desperdiçar seu dinheiro
12. Torne o compartilhamento social no seu blog fácil
Para aproveitar seu conteúdo da melhor maneira possível, implemente oportunidades de compartilhamento social em todo o site e no blog. Você deve facilitar, no entanto, ou o leitor não compartilhará a postagem para permitir que eles compartilhem seu conteúdo com um clique de um botão. No blog “Single Grain”, cada post tem uma coluna flutuante de compartilhamento social que segue você quando você rola para baixo, por isso está sempre à direita.
Quando seus leitores terminarem um artigo, crie um CTA (call-to-action) que peça a eles para compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais.
Outra ótima opção para tornar o compartilhamento social fácil para o leitor é incluir citações com tweetable quando possível (certifique-se de que elas realmente merecem ser citadas, por exemplo), como essa de 6 Estratégias de SEO acionáveis para um atendimento ao cliente excepcional :
13. Adapte seu conteúdo
Poucos profissionais de marketing gostam de reaproveitar seu conteúdo, talvez porque não entendam realmente quanto tráfego extra pode ser obtido por meio de diferentes canais de tráfego.
Exemplos de redirecionamento de seu conteúdo é transformar um artigo em um vídeo, infográfico, podcast ou ímã de chumbo para download (PDF). Você, então, pega cada tipo de conteúdo e o promove onde esse tipo de conteúdo é geralmente promovido. Vídeos Youtube. Slides Slideshare . Infográficos? Entre em contato com 100 blogueiros e peça que eles adicionem seu infográfico ao site deles e façam um link para seu website. Podcasts? Adicione o seu aos diretórios de podcasting .
Saiba mais: 9 maneiras de adaptar o conteúdo antigo do seu blog
14. Concentre-se em apenas algumas redes sociais
Você precisa encontrar e estabelecer apenas alguns (ou talvez um) canais de mídia social, em vez de se espalhar muito pouco. Confie em mim – você sempre pode fazer mais em um canal, então não é como se estivesse perdendo tempo.
O ponto é se concentrar na construção de uma comunidade forte dentro de uma rede social, expandir seu alcance de maneira significativa e, em seguida, seguir em frente. Onde o seu público-alvo passa a maior parte do tempo? Facebook? Twitter? Instagram? Decida e escolha um ou dois.
15. Syndicate alguns de seu conteúdo
A organização de conteúdo refere-se à distribuição de conteúdo por meios gratuitos, em troca de um backlink para o seu site. A única diferença é que você pode distribuir um artigo para 10 blogs e obter 10 links nesse meio tempo. O syndication de conteúdo não é muito falado hoje em dia, mas certamente tem potencial não descoberto.
Só não se esqueça de fornecer o site em que você está distribuindo seu conteúdo com uma tag canônica para o seu artigo:
<link rel = ”canonical” href = ”http://bit.ly/2QTqvdO”>
Substitua o link no exemplo acima pelo seu URL original. Dessa forma, você evitará penalidades duplicadas por conteúdo informando ao Google a página original (a sua, não a do outro).
Saiba mais: Guia do iniciante para o uso correto de tags Rel para melhorar o ranking do seu site
16. No começo, concentre-se na conscientização da marca
Embora seus esforços de marketing de conteúdo possam (e devam) ter mais metas e objetivos, o reconhecimento da marca é um dos fatores importantes que levará sua empresa ao próximo nível. Os objetivos da sua campanha de marketing de conteúdo nunca devem negligenciar o resultado de ampliar o alcance da marca.
Conteúdo relacionado: 25 marcas que fizeram sucesso com o marketing de conteúdo
17. Seu Conteúdo + Cotação do Influenciador = Resultados Positivos
Aproxime-se de um influenciador que você acredita estar interessado em seu conteúdo, valores da marca ou ideias. O que você basicamente precisa é de uma opinião sobre o mesmo assunto que seu conteúdo discute. Publique alguns conteúdos de qualidade com algumas ótimas citações de alguns influenciadores conhecidos e você obterá benefícios incríveis.
Fonte
18. Use um influenciador para expor melhor seu conteúdo
Outra opção é pagar um influenciador para promover o seu conteúdo para o seu público. Antes de se comprometer, certifique-se de fazer uma pesquisa adequada. Analise o público, o envolvimento e a confiabilidade da marca. Estes são todos os elementos que fazem a diferença entre um bom e um mau investimento em marketing de influência.
19. Preste muita atenção à sua pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é super importante. Quanto melhor você for para palavras-chave específicas, melhor será seu desempenho nas SERPs. Eu diria que esse é um dos erros mais comuns cometidos pelos profissionais de marketing: eles negligenciam o processo de pesquisa de palavras-chave. Não é que eles não o façam, mas não estão realmente encontrando as melhores combinações possíveis de palavras-chave para seu propósito.
Segundo Ann Smarty :
“O que as pessoas que estão interessadas em seu nicho estão procurando? Que perguntas eles têm? Do que eles gostam? O que eles leem? As palavras-chave oferecem muitos insights sobre esses fatores, proporcionando um vislumbre das pesquisas comuns que seu público está realizando. O objetivo é ver o que eles querem e depois fornecer. ”
20. Educar em vez de tentar vender
O conteúdo pode ser considerado uma máquina de venda – indiretamente. No entanto, se sua estratégia de marketing de conteúdo incluir conteúdo gratuito (postagens de blog, boletins informativos, postagens de mídia social), você deverá ter um objetivo claro para esse conteúdo. Eu diria que o objetivo perfeito seria trazer a perspectiva do ponto A (não interessado) para o ponto B (muito interessado) para fazer algo / resolver um problema (tornar-se um cliente).
Somente depois de ter educado o cliente em potencial, você deve começar a sugerir seu serviço ou produto.
21. Preste atenção ao Analytics
O Analytics é muito importante. Uma campanha de marketing de conteúdo depende, na verdade, de estatísticas, como você sempre desejará otimizar e, eventualmente, escalar seus esforços. Com o tempo, com consistência, você notará resultados diferentes por meio de sua análise. Frequentemente, você encontrará padrões e conteúdo “vencedor” e, em breve, você saberá o que funciona e o que não funciona para poder duplicar o que funciona.
22. Aproveite os dados para otimizar seu conteúdo
A coleta de dados é enorme hoje em dia. Toda empresa está tentando adquirir leads. A maioria solicitará seu nome, e-mail, número de telefone, sexo, etc., para criar uma descrição de você e fornecer os melhores anúncios possíveis para sua situação atual. Isso aumentará as vendas e lhe dará valor ao mesmo tempo (se os produtos forem bons).
Bem, você pode fazer exatamente o mesmo com seu público-alvo e usar as informações que eles compartilham para melhor satisfazer suas necessidades e problemas, em todo o seu conteúdo.
23. Produza Conteúdo Evergreen e Tendência
Ambos os conteúdos, evergreen e trending são dignos de sua atenção, mas eu prefiro concentrar 70% dos meus esforços nos temas evergreen, enquanto 30% vai para trending topics. Não se engane – se houver um tema quente em seu espaço, escreva sobre isso. Apenas garanta que você não esteja produzindo o mesmo conteúdo que todos os outros, fornecendo seu próprio ângulo, estatísticas ou pesquisas exclusivas que sua empresa reuniu, ou escrevendo conteúdo verdadeiramente 10x sobre ele.
O benefício de escrever sobre assuntos sempre-verdes é que você poderá atualizá-lo todos os anos (ou com mais frequência) e obter muito mais benefícios com muito menos trabalho.
24. Use linguagem conversacional e simples
Conteúdo excepcional nunca é complicado. É por isso que tantas pessoas ficam tão empolgadas com um ótimo artigo – porque elas entendem o assunto muito bem, a escrita é fácil de ler e fala com elas. Linguagem conversacional e simples deve fazer o trabalho. Além disso, você pode criar uma voz única que corresponda à sua marca e se adapte ao seu público.
Se você é uma startup funky, você pode “conversar” com seus leitores e usar o jargão casual. Se você é uma empresa de contabilidade, você vai querer soar profissional, mas você pode tornar o tópico mais palatável com exemplos interessantes e linguagem fácil de entender.
25. Envolva-se com seus prospectos, tanto quanto possível
Com que frequência você está se conectando com seus possíveis clientes e clientes? Uma vez por semana? Uma vez por ano? Bem, seu conteúdo é uma ótima ferramenta que pode atendê-lo bem nesse sentido. Ao escrever artigos, por exemplo, ou ao gravar vídeos, fale diretamente com seu público. Use a segunda pessoa (“você”, “seu”) e faça muitas perguntas. Incentive-os a entregar suas respostas nos comentários, através de um e-mail ou na página do Facebook da sua marca.
26. Oferecer uma forte call-to-actions
CTAs ou “calls-to-action” são essenciais. As pessoas geralmente não fazem coisas a menos que você diga a elas. Então, da próxima vez que você quiser que eles gostem da sua página de mídia social, peça uma página como esta. Quando você precisar de mais inscritos, crie uma call-to-action forte que incentive as inscrições. O truque para um botão CTA eficaz é informar o usuário o que está nele para eles .
27. Tenha um segundo olho para dar uma olhada no seu conteúdo
Se você está editando todo o seu conteúdo por conta própria, está fazendo errado. Como criadores do nosso trabalho, não podemos julgar objetivamente se abordamos o assunto com sucesso. Sugiro que você permita que uma segunda pessoa, preferencialmente outro escritor ou melhor ainda um editor, examine seu conteúdo e forneça feedback.
Seu “segundo olho” deve estar procurando por erros gramaticais e ortográficos, uma manchete cativante, uma introdução clara, um fechamento forte, hiperlinks para todos os seus fatos e estatísticas, e um corpo de texto fácil de ler.
28. Entenda quais canais de tráfego valem a pena
Seu conteúdo geralmente não vale a pena ser postado em todos os lugares . Alguns canais de tráfego serão difíceis de alavancar, então é muito mais sensato concentrar sua energia nas plataformas que trazem resultados maiores. Você precisa testar, testar e testar novamente. Descobrir quais canais valem a pena perseguir e direcionar 80% do seu melhor conteúdo para 20% dos melhores canais para o seu nicho .
29. Use a regra 80/20 para otimizar seu marketing de conteúdo
Você conhece o princípio de Pareto ? Simplificando, afirma que 80% dos efeitos provêm de 20% das causas. Referindo-se ao marketing de conteúdo, você deve descobrir quais são os 20% do conteúdo que você cria que geram 80% de seus resultados gerais. Em seguida, concentre-se no desenvolvimento desse tipo de conteúdo de 20%.
30. Acompanhe o mercado
O ambiente digital muda praticamente todos os dias e a velocidade do progresso é fenomenal. É por isso que é tão fácil para os profissionais de marketing on-line ficarem para trás: eles ficam presos com algo que costumava funcionar, ignorando a realidade de um mercado em constante mudança. À medida que a tecnologia e as técnicas avançam, o mercado inevitavelmente flutua.
Seu papel como profissional de marketing de conteúdo é prestar atenção ao que está acontecendo e estar um passo à frente do seu público para que você possa informá-lo. Descubra quais são as regras, tendências, desastres e tópicos mais recentes do mercado e preste atenção nelas!
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